5.9.09

Quem são os seus vizinhos em Second Life?

O reformulado site de Second Life trouxe algumas novidades. Para além de uma linha gráfica mais minimalista e ajustada a um mundo virtual que prima pelas suas performances visuais, algumas funcionalidades foram acrescentadas e pareciam merecer alguma atenção.


Uma delas, e na qual hoje nos detemos, é a inclusão de um 'World Map', algo que ambicionávamos há muito ver, na esperança de nos situarmos num universo não geo-referenciado.


A possibilidade de pesquisar os locais em Second Life ('SL Places'), aguçou a curiosidade para saber onde ficava a 'Universidade do Porto' neste mundo da Linden Lab! Uma vista parcial de um mundo NUNCA representado na sua totalidade, permitiu-nos saber que a 'ilha' da U.Porto fica algures no meio de uma quadrícula composta por parcelas de 256x256m, nem mais a Norte nem mais a Sul, nem mais a Leste nem a Oeste, já que pontos cardeais é coisa que não existe neste mundo.
Pelo menos, e ao bom estilo do Google Maps, pudemos ampliar a zona para saber quem são os vizinhos na U.Porto no metaverse da LL.


Da curiosidade resultou a seguinte lista de vizinhos (enumerados da esquerda para a direita e de cima para baixo), sendo que alguns deles foram dados como inexistentes quando tentámos 'teleportar-nos', e que outros tinham o acesso vedado por serem áreas privadas:

- New Hope Christian Church
- InHolland University (parcela dada como não existente)
- De Monfort University (parcela com acesso privado)
- Finger Lakes Community College
- CCNB Bathurst (parcela com acesso privado)
- Brugge
- Prospectopia / The Sixth Form College
- Minerva

Uma visita rápida e algumas fotos aéreas da vizinhança (apenas visualizámos os conteúdos existentes ao nível do 'mar'):

New Hope Christian Church

Finger Lakes Community College

Brugge

Prospectopia / The Sixth Form College

Minerva

Uma investida curiosa, mas apenas isso! Nenhum tipo de comunicação ou interacção até hoje se estabeleceu com a vizinhança mais próxima, já que, neste mundo, a distância não existe a não ser naquele mapa tecido com pequenos quadradinhos coloridos. Tão depressa visitamos o vizinho mais próximo como os 'residentes' do outro lado do mundo, seja lá onde ele estiver...

E desta curiosidade ficámos apenas com a certeza de que nunca incomodamos a vizinhança, nem que tão pouco nos interessa saber quem são e o que fazem! Não adianta bater na parede em caso de má disposição, nem tocar à porta a pedir o saca-rolhas que falta cá na nossa parcela.

Fisicamente, não há vizinhos em Second Life! A proximidade dá-se por outras afinidades que não as materiais...

Sem comentários: