29.4.09

Second Life salvo pelas 'Red Lights'?

A mais que anunciada retirada dos conteúdos para adultos da 'main grid' de Second Life tem sido analisada de vários ângulos no tempo que precede a dita cuja.

Para alguns, a maior manobra de marketing da Linden Lab para salvar o seu 'metaverse';

Para outros, a maior asneira da Linden Lab para 'purificar' o seu 'metaverse'.

Uma certeza: nada vai ser como dantes para os residentes habituais da 'main grid'!
Os conteúdos ditos para adultos (seja lá o que isso for) estão naturalmente ligados à sexualidade, às questões de género, à prostituição ou ao lazer. Talvez também a comportamentos desviantes, a parafilias que grassam online e offline na contemporaneidade.

Mas fazer crer que a credibilidade de Second Life sai reforçada, que os valores de uma 'moral' conservadora e esterilizada vão imperar, isso já me parece uma história rocambolesca...

Valerá a pena, numa operação de charme e marketing de crise, vender a cândida proposta de um 'mundo' cor-de-rosa?

A este propósito, volto a publicar o documentário de Adriano Cerqueira, Eliana Ribeiro, Graça Salgueiro e Joana Quintela, alunos da Ciências de Comunicação da Universidade do Porto, sobre a prostituição em Second Life.

Só para lembrar como Second Life era dantes...



Um documentário sobre a prostituição em Second Life, realizado em âmbito curricular por um grupo alunos do 3º Ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

2 comentários:

André L disse...

Bom trabalho e claro o ponto de vista é mesmo esse e o que tenho pensado estas últimas semanas. Como conseguirá a LL gerir os espaços zona adulta de forma que esta funcione em harmonia com a moralidade, quando ao mesmo tempo "abre-se" o Grid aos mais novos (extinção do teen grid?). O sexo virtual é inevitável, era evitável que a LL deixasse esta industria crescer quase sem controle. Pelo menos pelo que vejo o sexo no Second life não está totalmente descontrolado pois este só se encontra quando se está mesmo à procura, embora o sexo já tenha sido indirectamente "um charme de marketing" do SL.

Anónimo disse...

Paulo, como vai? Gostei muito do seu blog, tem um conteúdo maravilhoso! Estou colocando esse vídeo no meu blog (anotherlifesdiary.blogspot.com) com uma referencia ao seu blog, okay? Volatrei mais vezes, ótimo trabalho!
Meu blog fala sobre tudo que involve SL pois estou estudando comportamento no second life para a universidade também... =D
Abraços, até mais..