29.4.09

Second Life salvo pelas 'Red Lights'?

A mais que anunciada retirada dos conteúdos para adultos da 'main grid' de Second Life tem sido analisada de vários ângulos no tempo que precede a dita cuja.

Para alguns, a maior manobra de marketing da Linden Lab para salvar o seu 'metaverse';

Para outros, a maior asneira da Linden Lab para 'purificar' o seu 'metaverse'.

Uma certeza: nada vai ser como dantes para os residentes habituais da 'main grid'!
Os conteúdos ditos para adultos (seja lá o que isso for) estão naturalmente ligados à sexualidade, às questões de género, à prostituição ou ao lazer. Talvez também a comportamentos desviantes, a parafilias que grassam online e offline na contemporaneidade.

Mas fazer crer que a credibilidade de Second Life sai reforçada, que os valores de uma 'moral' conservadora e esterilizada vão imperar, isso já me parece uma história rocambolesca...

Valerá a pena, numa operação de charme e marketing de crise, vender a cândida proposta de um 'mundo' cor-de-rosa?

A este propósito, volto a publicar o documentário de Adriano Cerqueira, Eliana Ribeiro, Graça Salgueiro e Joana Quintela, alunos da Ciências de Comunicação da Universidade do Porto, sobre a prostituição em Second Life.

Só para lembrar como Second Life era dantes...



Um documentário sobre a prostituição em Second Life, realizado em âmbito curricular por um grupo alunos do 3º Ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

26.4.09

Descobrir lainformacion.com

lainformacion.com nasceu no dia 23 de Abril, Dia Internacional do Livro e do idioma espanhol, Dia de Sant Jordi, um dia bonito para fazer nascer um 'novo media online independente, moderno, de qualidade e aberto a todos.'

Conceptualmente sustentado pela triangulação cidadãos/jornalistas/robots (já aqui abordada), lainformacion.com é um projecto não apenas inovador como extremamente coerente desde a sua concepção. A novidade reside na correcta compreensão das potencialidades e características dos novos media, e na produção de conteúdos dirigida a públicos bem definidos.

Ainda que, para já, quem trabalhe sejam maioritariamente os robots!
Daí o claim de lainformacion.com: A Informação ao Segundo... e depois, escolha você o que mais lhe interessa ler, ver, ouvir...



Leia mais aqui sobre este projecto, editado por Mario Táscon e dirigido por Vanessa Jiménez.

20.4.09

Quando Facebook lhe pode dar cabo da vida!

A YourTango (Smart Talk about Love), produziu o brilhante vídeo que se segue!

Fala de como dar cabo da vida em segundos com Facebook, neste caso no meio de uma relação sentimental.

Mais do que de 'gestão de reputação' ou de 'etiqueta', o trabalho da YourTango fala do poder da informação viral que corre nas veias da 'rede' a velocidades estonteantes.

E mostra-lhe como é simples em Facebook (ou noutras redes sociais, blogs, microblogging, mundos virtuais e afins) destruir ou criar heróis...

E se quiser colaborar e prestar mais algumas informações sobre Timmy Gordon, vá até aqui.

Divirta-se... ou engula em seco!




dica: J.L.Orihuela

16.4.09

World Press Cartoon 2009 em Second Life


Pode ler-se na 'Press Release' do 'World Press Cartoon 2009' a decorrer a partir de amanhã em Sintra:


"Todos os anos Sintra transforma-se na capital do Cartoon. Este ano não é excepção. Sexta feira, 17 de Abril, irá decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a cerimónia de entrega dos prémios do WORLD PRESS CARTOON 2009.  São 10 vencedores de 9 prémios nas três categorias a concurso (Garicatura, Gag e Cartoon editorial) e o Grand Prix, seleccionados de entre 848 cartoons de 428 autores e de 72 diferentes nacionalidades diferentes. As obras premiadas vêm este ano do Brasil, Espanha, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Portugal e Sérvia.

Este ano, este acontecimento irá sair do mundo puramente real... e por todo o mundo será possível contemplar os nomeados e os vencedores. Através duma parceria do World Press Cartoon com a Associação Comunidade Cultural Virtual, a exposição dos trabalhos irá decorrer  no mundo virtual do Second Life, em simultâneo com a exposição que irá estar patente no Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo, até 14 de Junho.

inauguração da exposição no Second Life irá decorrer amanhã, 16 de Abril,evento esse que conta com a actuação de música ao vivo do cantor português Bruno Santos, conhecido por Orangelife Holmer no Second Life. É deste modo que esta exposição inicia a sua viagem pelo mundo, desta vez iniciando também a viagem numa das mais globais plataformas de comunicação: o Second Life.

No dia 17 de Abril, enquanto que a cerimónia de lançamento decorre em Sintra, iremos acompanhar a mesma pela internet, assegurando a sua transmissão e divulgação dos vencedores. Cerimónia essa que irá finalizar com um concerto de música ao vivo de João Frazão, reconhecido internacionalmente no Second Life, como TB Andel.

De notar como curiosidade, que durante a cerimónia em Sintra, irá ser transmitido um filme em machinima, realizado propositadamente para o evento por Hugo Almeida, aclamado internacionalmente e no Second Life como Halden Beaumont, um dos melhores realizadores de videos na técnica machinima.

O World Press Cartoon 2009 conta com o apoio do Expresso, SIC Notícias, Wolkswagen, Samsung, Estoril Sol e Fundação Portugal Telecom. Para a transmissão e eventos para a internet, conta ainda com o apoio da Associação Comunidade Cultural Virtual. Para mais informações sobre os cerimónia e eventos na internet, poderá consultar as páginas  http://www.worldpresscartoon.com/ e www.accvirtual.org, respectivamente."

15.4.09

Parece que Second Life retoma crescimento significativo...


Através do artigo no Gigaom de Wagner James Au, por alguns considerado uma das vozes 'oficiosas' da Linden Lab, fiquei a saber que "Second Life Starts to Grow Again".


Como se lê no gráfico em anexo e reproduzido no artigo de James (vindo de M.Linden, CEO da LL), a curva de crescimento do número de logins mensais acentuou-se nos últimos meses!

Nem sempre é fácil entender os números! Fica a expectativa de conhecer mais dados estatísticos, à semelhança do que acontecia num passado recente na Linden Lab, permitindo que se perceba onde estão os 'residentes' que 'dão o corpo' a este tipo de 'manifestos'...

14.4.09

CNET TV e as 'Soccer Moms' em Second Life

A nóvel CNET TV dá cartas no videojornalismo online!


Excelente rubrica de novidades na área da tecnologia e dos gadgets, a 'CNET loaded' com Mark Licea, que termina com uma referência às inesperadas 'soccer moms' em Second Life!

Enjoy:



13.4.09

O Futuro do Jornalismo em Mundos Virtuais

O recente 'Virtual Journalism Summit' organizado pela Washington State University (cujo vídeo pode ser visto aqui), veio confirmar o interesse crescente pela produção de conteúdos jornalísticos em Mundos Virtuais, nomeadamente em Second Life.

Atestando esse interesse, também a American University no Cairo produziu um curto documentário sobre Jornalismo em Second Life.
Nessa peça, abaixo reproduzida, foi dada a oportunidade a oito bloggers de política egípcios para entrevistar James K. Glassman, um dos chefes da diplomacia americana nos tempos de Bush.

Conforme noticia o The Chronicle Higher Education, citando alegadas declarações de Lawrence Pintak, director do Kamal Adham Center for Journalism Training and Research na American University no Cairo, "Estamos a pôr em contacto gente que se encontra fisicamente em lados opostos do Mundo numa conversação em tempo-real."

Rita J. King, ex-jornalista e actual directora criativa da Dancing Ink. Productions responsável pelo design do espaço virtual onde teve lugar a conferência e que também ajudou a criar o documentário, vai mais longe: "As tele-conferências põem as pessoa a dormir", afirmou ao The Chronicle. "Além disso são caras. Mas o mais importante é que a experiência de interacção em espaços tridimensionais é muito mais rica de sensações e psicologicamente. Neurologicamente, as pessoas sentem que estão a partilhar uma experiência se o seu cérebro perceber que estão num espaço partilhado", afirmou. "Descobri que as pessoas parecem ser muito mais sinceras nas entrevistas conduzidas virtualmente, mais do que ao telefone ou pessoalmente... É mais seguro fisicamente, mas também elimina elementos de desconforto que fazem parte do mundo físico, relacionados com status socio-económico, idade, género, raça...".

Os mundos virtuais, em fase de maturidade, atraem cada vez mais profissionais do jornalismo para o exercício da profissão.


12.4.09

2019 El Futuro de Internet, por Simón Hergueta

'2019, El Futuro de Internet' é uma curta-metragem de Simón Hergueta que vale a pena ver até ao fim.
Muito actual e com inúmeras imagens de Second Life (!).




dica: Enrique Dans

7.4.09

Dos subúrbios de Atalanta para os palcos em Second Life

Esta é a história de uma cantora.

Quem a conta é a CNN, e a cantora é Grace Buford, conhecida em Second Life por Cylindrian Rutabaga.

Grace controla o seu avatar nos subúrbios de Atalanta, e toca em eventos em Second Life onde, em 2008, chegou a ganhar $10.000 dólares.

Fica o clip da CNN e mais uma história de música que mistura a realidade com o virtual... e onde os criadores independentes vão criando o seu nicho de mercado!


4.4.09

Reis em Second Life, Twitter e Facebook

Reis é nome de grupo musical. É brasileiro, e formado por Reis (voz) e Aldo Brizzi (teclados e electrónica).

Como se lê na sua página, fazem "música para quebrar barreiras, uma mistura de trip-hop, bossa nova e pós-clássica unidos pela voz etérea de Reis".

Amanhã, dia 05 de Abril, pelas 22:00 em Portugal, vão actuar, a convite da Comunidade Cultural Virtual, em Second Life e na ilha Alma.

Mas a maior novidade é outra: o concerto no metaverse da LL vai poder ser ouvido em simultâneo com Winmap ou Windows Media Player abrindo um URL que será amanhã divulgado, mas também pode ser seguido no Twitter e no Facebook!
Entre cada música e nos intervalos, os membros da banda responderão às perguntas colocadas nos tweets dos ouvintes através de tweets da conta @CCVIRTUAL.

Até lá, ficam dois clips de Reis, um na RL e outro em SL:




2.4.09

Master em 'Social Media': Twitter, Facebook, Bebo...

A The Birmingham School of Media anunciou para Setembro de 2009 o início de um Master (MA) em 'Social Media'.

A proposta da TBSM tem levantado alguma polémica e cepticismo relacionados com o plano curricular e com os conteúdos programáticos do Master, com a duração de um ano, e que culmina com uma dissertação teórica de investigação de 15.000 palavras.

Segundo a Birmingham School of Media, o Master visa desenvolver competências que permitam aos futuros alunos:
- Tornarem-se consultores de 'social media' (e perceber o que isso é)
- Desenvolver estratégias de comunicação inovadoras e económicas usando ferramentas de 'social media'
- Desenvolver projectos de media inovadores e alternativos
- Trabalhar com organizações de media já existentes desenvolvendo estratégias na área dos 'social media'
- Desenvolver as capacidades e contribuir para o desenvolvimento de uma nova prática profissional de PR, marketing e web design
- Continuar a desenvolver o interesse académico nos 'social media' tendo em vista futuros graus de investigação
- Contribuir para o desenvolvimento da indústria dos 'social media'

Mas há quem não tenha ficado muito convencido nem animado com a ideia de vir a frequentar um Master centrado na aprendizagem dos 'social media' e da utilização de ferramentas a eles associadas (Twitter, Facebook, Bebo,...).

O The Telegraph anunciou o Master e citou um aluno inglês que terá afirmado ser 'todo o conteúdo deste Master tão básico que poderia ser objecto de auto-aprendizagem. Na verdade toda a gente já conhece estas matérias. Penso que é uma completa perda dos recursos da universidade', terá comentado o aluno.

Quem, obviamente, não achou graça nenhuma, foi o corpo docente da The Birmingham School of Media.
Paul Bradshaw chegou, inclusivamente, a publicar, via Twitter, um esclarecimento afirmando que o aluno em causa estava apenas... 'mal-informado'.

1.4.09

Twitter e Reportagem


Na "twitteresfera", para onde os holofotes apontam nos dias que correm, encontramos as mais criativas e divertidas apropriações da tecnologia em tempo recorde.

O jornalismo, e em particular o online, usa e abusa (como se sabe) da marca do 'passaroco'.

Se por um lado o desafio da escrita em arremessos de 140 caracteres se afigura interessante, divertido e aliciante pela consciência de colaborar na construção de (mais) um novo paradigma, por outro lado esse mesmo desafio conduz frequentemente a lamentáveis resultados!

A cobertura em tempo-real de eventos via Twitter é pródiga em exemplos de mau jornalismo: citações incompletas e incompreensíveis, afirmações descontextualizadas, pouco rigor...

A utilização de Twitter nestas situações exige um controlo e uma gestão do tempo totalmente nova e ainda difícil de apreender. O ritmo de uma palestra, por exemplo, obriga a uma filtragem 'instantânea' da importância relativa das catadupas de informação dividida em pedaços de 140 letrinhas...

O australiano Gary Hayes (@GaryPHayes), dá uma ajuda para perceber o fenómeno, ao dar a conhecer a 'hashtag' #aussiesatmiptv (ou com acesso por aqui), onde se pode ler a cobertura de uma dezena de participantes da Austrália no MIPTV 2009 em Cannes. Vale a pena ler os 'tweets' sobre o evento, detectar as diferenças de estilo e ajuizar, livremente, quem escreve melhor em Twitter...