26.8.08

Combater a obesidade sem sair do sofá

Obesos do 'mundo real': chegou a oportunidade de melhorar a 'forma', participando numa investigação conduzida inteiramente em Second Life!

Pelo menos nisso acredita a equipa de especialistas do Obesity Reasearch Center da Universidade de Houston, no Texas, que, segundo o San Francisco Chronicle, usará Second Life para incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e aumentar a actividade física.

Como o farão? Recrutando cerca de 500 interessados de diferentes países para participar neste estudo, e recompensando os seus avatares com alguns Lindens para que estes colaborem em actividades como caminhar em passadeiras, andar de bicicleta, e provar novos frutos e vegetais... no 'mundo virtual'. Os participantes também competirão em equipas, ganhando pontos pelo seu (bom) comportamento.

"Como se traduzirão as melhorias dos hábitos alimentares de um avatar na perda de peso do indivíduo 'real'? Começam com um avatar 'gordito' que eventualmente emagrece?", perguntou o jornalista.

A equipa explica: "Não tem a ver com a perda de peso ou com os hábitos alimentares do avatar, obviamente. O que se passará é que esses comportamentos em Second Life podem ser transferidos para a 'vida real'. O avatar pode ter o aspecto que cada indivíduo quiser."

Os participantes no estudo serão monitorizados online e com relatórios individuais do seu peso e actividades 'reais', ajudando os investigadores a perceber como a 'vida real' imita a 'virtual'. Ou não...

Segundo a equipa de Houston, "a investigação sobre a obesidade ajusta-se bem a uma condução online. Os obesos são pessoas frequentemente estigmatizadas. Não gostam de se encontrar em grupos ou socializar. Existe uma forte convicção que se sentirão mais confortáveis ao encontrarem-se em Second Life por detrás de um avatar com um nome diferente."

O Obesity Research Center da Universidade de Houston está a fazer um esforço internacional para escolher os participantes no estudo em Second Life.

Se estiver interessado, mais informações podem ser obtidas in-world enviando mensagens a Sirina Felisimo ou a Samu Sirnah.

E quem sabe se, por ironia do destino, não será sentado no sofá que aprenderá a comer e mexer-se como deve ser?

Sem comentários: