Knight Center usa mundo virtual para formar jornalistas
O Knight Center for Journalism mantém um protocolo de colaboração com o Virtual Journalism Learming Center (VJLC), e oferece no próximo dia 11 de Fevereiro e em espanhol, uma acção de formação para jornalistas sobre "Como fazer a cobertura de desastres naturais e crises".
Esta acção decorrerá integralmente no mundo virtual Second Life®, ensinando aos profissionais quais as estratégias mais adequadas para a cobertura de desastres naturais ou de crises (terramotos, pandemias, etc) que possam vir a acontecer... na 'vida real', entenda-se!
A formação será assegurada pela jornalista argentina Sandra Crucianelli, e faz de parte de um conjunto de iniciativas comuns que são consideradas "muito importantes e facilmente acessíveis a um grande número de jornalistas da América Latina. A plataforma virtual Second Life® fornece uma excelente oportunidade para que os jornalistas pratiquem as suas competências em situações de crise sem correrem riscos", afirma Amy Schmitz Weiss, coordenadora do VJLC.
Na opinião de Rosental Calmon Alves, fundador e director do Knight Center, "a colaboração com a equipa de Amy Weiss no uso de mundos virtuais para ensinar técnicas de reportagem interessa-nos muito. Os mundos virtuais, e Second Life®, oferecem oportunidades únicas para a aprendizagem do jornalismo e para a educação em geral."
O Virtual Journalism Learning Center foi fundado em 2009 por Amy Schmitz Weiss, assistente de Jornalismo na San Diego State University, e tem como objectivo ajudar os jornalistas a tornarem-se melhores repórteres de modo a que as suas histórias possam, indirectamente, vir a salvar vidas em situações de crise.
O Knight Center for Journalism in the Americas foi criado em 2002 pelo Professor Rosental Alves na University of Texas at Austin School of Journalism, e tem como principal objectivo ajudar os profissionais da América Latina e das Caraíbas a melhorar a qualidade do jornalismo nos seus países.
Sem comentários:
Enviar um comentário