A Rutgers Universityvai ter uma nova Business School, e, para tal, contratou o gabinete de Arquitectura Ten Arquitectosque desenvolveu o projecto.
O arquitecto Jon Brouchoud(Keystone Bouchard em SL™) desenvolveu o modelo virtual do projecto em Second Life®, que estará também brevemente em OpenSim.
Aqui fica um pequeno clip machinima (utilizando a versão 2.1 de Second Life®) e que demonstra as enormes potencialidades do mundo virtual da Linden Lab para o desenvolvimento de trabalho colaborativo de simulação em Arquitectura:
ling Serenity inaugurou hoje uma exposição na LX Gallery, na ilha Portucalis, em Second Life®.
ling, ou antes, a francesa Melina Moreno na 'vida real', estudou Artes Plásticas na Université Paul Valéry em Montpellier, é apaixonada pela cultura japonesa e tem um trabalho criativo de ilustração digital altamente inspirado nas 'manga' nipónicas.
Paralelamente, Melina também se dedica ao desenho de 'manga' na sua mais pura tradição, sob o pseudónimo de Naoko Tobiiro.
Em Second Life®, o trabalho de Melina tem como referência as 'bonecas' que os próprios avatares representam. Por isso, ling Serenity é uma boneca que fala de bonecas.
A visita à exposição de ling é obrigatória para usufruir, no espaço de uma galeria, da gentileza e da suavidade cromática das formas mágicas de cada uma das ilustrações, de onde sobressaem pontualmente manchas de tinta contrastantes.
A Washington State Universitydivulgou a mais recente parceria do seu Edward R. Murrow College of Communication com a McCormick Foundation para a criação de uma redacção virtual, o Murrow Center 3D Newsroom, um projecto elaborado em Second Life® com o objectivo de ensinar boas práticas de reportagem aos aspirantes a jornalistas-cidadãos.
A abertura da redacção está marcada para 20 de Abril, durante o Murrow Symposium e o Virtual Journalism Summit, e 'destina-se a dar formação prática sobre reportagem a novas audiências', afirmou Clark Bell, director do McCormick Foundation's Journalism Program.
A redacção estará alojada no campus virtual da Washington State University em Second Life®, e é um dos primeiros projectos a utilizar a recente tecnologia Shared Media em mundos virtuais. Através dessa tecnologia, os participantes podem colaborar e partilhar conteúdos multimédia num espaço virtual 3D, e será aplicada para a criação de quiosques interactivos que fornecem aulas gratuitas e vídeos sobre os conceitos básicos do jornalismo-cidadão aos interessados, tal como considerações éticas e legais sobre a escrita em blogs.
"Estes espaços 3D emergentes oferecem novas e fascinantes oportunidades para o argumento", referiu Lawrence Pintak, reitor do Edward R. Murrow College of Communication. "Este projecto servirá como um catalizador para a inovação", rematou.
Em simultâneo, os visitantes podem visitar uma exposição sobre os arquivos de Edward R. Murrow, com fotos, audio e vídeos da carreira de Murrow, tentanto promover o 'Murrow Standard' jornalístico junto do público e dos aspirantes a jornalistas-cidadãos.
O projecto teve a autoria dos alunos da WSU Aaron Brown e Kayla Sheeley, com a supervisão de Dave Cillay e Brian Maki.
Para aceder à nova redacção online, basta 'teleportar-se' em Second Life® para AQUI.
Largamente disseminada pela comunidade académica americana, a simulação de situações reais em contexto hospitalar tem sido considerada uma enorme mais-valia para a aquisição de conhecimentos.
A possibilidade de replicar situações impossíveis de experienciar na realidade, de representar os orgãos de um paciente com fidelidade ou de programar robots que fornecem a informação necessária em situações de emergência, são vantagens que têm trazido os profissionais de bata branca para os monitores dos PC's onde funcionam os mundos virtuais como Second Life®.
O 'The Medical News' de hoje afirma mesmo que os sucesso dos hospitais passa pela alteração do 'status quo', seja através de um política de saúde agressiva entre o sector público e o privado como acontece em Itália, seja através da utilização de Second Life® pelas universidades como acontece massivamente nos Estados Unidos.
'SLES - Second Language for Erasmus Students' foi um projecto curricular do primeiro semestre no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, na cadeira de Novos Media.
Hoje já não é mais um trabalho curricular!
É antes um projecto concebido para funcionar na 'ilha' da Universidade do Porto em Second Life®, e destinado a ser utilizado pelos actuais e futuros alunos do Programa Erasmus na U.Porto.
Foi pensado e realizado pelos mestrandos Ricardo Cruz e Ricardo Fernandes, e deu já origem à aceitação de um paper na CICE, em Toronto, Canadá.
A proposta de ensinar a língua e a cultura da cidade do Porto utilizando os paradigmas comunicacionais de Second Life®, revelou-se extremamente produtiva, como está a ser confirmado pelas primeiras sessões que se estão a iniciar com alunos Erasmus.
A possibilidade de interagir online com os avatares dos docentes da língua e com os futuros colegas na U.Porto, diminui significativamente as distâncias (psicológicas) dos novos residentes na... cidade 'real'.
Para além da preparação dos conteúdos programáticos inerentes à aprendizagem de uma segunda língua (neste caso o português), os autores exploraram as diversas etapas que marcam a 'curva de aprendizagem' da utilização de Second Life® (definição do avatar, movimentação no mundo, interacção com objectos,...) para explicar a gramática e o vocabulário da 'nova' língua.
Uma forma simples e aparentemente eficaz de antecipar a aproximação dos estudantes a uma cultura com a qual vão conviver durante os próximos meses.
Em 2009 a Presidência Portuguesa passou a ter presença oficial nos mundos virtuais, mais concretamente em Second Life®!
A notícia não é nova, nem sequer o vídeo que acompanhou este projecto institucional, mas a referência a este projecto que hoje me passou pela timeline do Facebook deu-me vontade de publicar este excelente clip de machinima realizado por Hugo Almeida (Halden Beaumont em SL™).
Ficam apenas as imagens e o audio, que sugerem uma reflexão interessante sobre a forma de um país marcar presença num mundo intangível:
À pergunta "És residente de Second Life",209 leitores deste blog responderam durante um mês. 66% dos visitantes responderam NÃO, e 34% responderam SIM. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 2
À pergunta "Se és residente de Second Life, se vais ser ou mesmo que nunca venhas a ser, o que te motiva mais neste ambiente?", 68 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguintes forma: Diversão - 50%, Relações Sociais - 41%, Auto-Conhecimento - 32%, Interesses Académicos - 22%, Interesses Profissionais - 17%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 3
À pergunta "Achas que os ambientes sociais e colaborativos 3D serão a Web do futuro?", 74 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Sim - 48%, Não - 25%, Talvez - 21%, Sem Opinião - 4%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 4
À pergunta "Quais as tipologias de espaços sociais e colaborativos online utilizas (ou utilizaste)?",50 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: MIRC, MUD's, Salas de Chat - 70%, Jogos multi-utilizador - 20%, Ambientes sociais 2D - 46%, Ambientes Sociais 3D - 70%.Obrigado por participarem.
SONDAGEM 5
À pergunta "A um mês do final de 2007, acha que Second Life tenderá num futuro próximo:",51 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: A crescer muito - 13%, A estabilizar e amadurecer - 80%, A desaparecer - 5%, Nenhuma das anteriores - 0%.Obrigado por participarem.
SONDAGEM 6
À pergunta "Como vês o teu avatar em Second Life?", 55 leitores deste blog responderam: Uma extensão do teu 'eu' real - 34%, O que gostarias de ser na 'RL' - 49%, O que não podes ser na 'RL' - 16%, Não sabes / Não respondes - 3%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 7
À pergunta "Qual das seguintes definições mais se ajusta à ideia que tens sobre Second Life?", 32 leitores deste blog responderam: Collaborative Environment - 31%, Social Virtual World- 56%, Mirror World - 3%, Synthetic World - 0%, RPG - 0%, Outra - 9%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 8
À pergunta "Qual das seguintes 'ilhas' portuguesas em Second Life mais frequentas?", 109 leitores deste blog responderam: Universidade do Porto - 8%, Universidade de Aveiro - 0%, Portucalis - 7%, 100 Limites - 10%, Ilhas Portugal (Lisboa, Porto, etc...) - 33%, Ilhas Utopia - 35%, Outras - 4%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 9
À pergunta "Achas que a 'comunidade portuguesa em Second Life tem particularidades que a distinguem das outras?", 43 leitores deste blog responderam: Claro que sim - 18%, Sim - 41%, Talvez- 23%, Não - 9%, De forma alguma - 6%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 10
À pergunta "Achas que a vida do teu 'avatar' em Second Life tem consequências na forma como vives na 'realidade'?",33 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Claro que sim - 21%, É muito provável - 57%, É pouco provável - 12%, De forma alguma - 0%, Nunca pensei nisso - 9%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 11
À pergunta "Qual será, aproximadamente, a percentagem dos teus 'amigos' em Second Life que não conheces na 'realidade'?",27 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Entre 0% e 30% - 3%, Entre 31% e 50% - 0%, Entre 51% e 70% - 11%, Entre 71% e 90% - 37%, Entre 91% e 100% - 48%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 12
À pergunta "Em que tipo de produtos gastaste mais $Lindens em Second Life?",37 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Terreno para uso pessoal - 21%, Aspecto do avatar - 62%, Roupa - 35%, Edifícios ou Mobiliário - 8%, Gestos, Poses ou Animações - 54%, Gadgets ou Uilitários - 51%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 13
À pergunta "Durante as férias, como acederás a Second Life?",22 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Com a mesma frequência - 13%, Mais frequentemente - 0%, Esporadicamente - 31%, Não tenciono aceder nas férias - 36%, Estarei incontactável tecnologicamente - 4%, Quais férias? - 13% Obrigado por participarem.
SONDAGEM 14
À pergunta "Para o último trimestre de 2008, tem projectos em Second Life? Em que áreas?",29 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Educação - 41%, Venda/compra de terrenos - 13%, Comércio vário - 17%, Investigação - 37%, Mecenato - 3%, Outros - 48%, Não tenho projectos - 6%. Obrigado por participarem.
SONDAGEM 15
À pergunta "Quais os espaços nos quais te sentes mais 'confortável' ou com os quais mais te identificas em Second Life?",33 leitores deste blog escolheram as opções disponíveis da seguinte forma: Os que reprodusem a realidade - 36%, Os que se afastam da realidade - 42%, Nunca me sinto 'confortável' - 3%, Não me identifico com nenhum - 12%, Tanto me faz - 6%. Obrigado por participarem.