27.4.10

Maqueta para a Rutgers University em Second Life®!

A Rutgers University vai ter uma nova Business School, e, para tal, contratou o gabinete de Arquitectura Ten Arquitectos que desenvolveu o projecto.

O arquitecto Jon Brouchoud (Keystone Bouchard em SL™) desenvolveu o modelo virtual do projecto em Second Life®, que estará também brevemente em OpenSim.

Aqui fica um pequeno clip machinima (utilizando a versão 2.1 de Second Life®) e que demonstra as enormes potencialidades do mundo virtual da Linden Lab para o desenvolvimento de trabalho colaborativo de simulação em Arquitectura:




fonte: new world notes

18.4.10

Uma exposição com magia na LX Gallery em Second Life®!


ling Serenity inaugurou hoje uma exposição na LX Gallery, na ilha Portucalis, em Second Life®.

ling, ou antes, a francesa Melina Moreno na 'vida real', estudou Artes Plásticas na Université Paul Valéry em Montpellier, é apaixonada pela cultura japonesa e tem um trabalho criativo de ilustração digital altamente inspirado nas 'manga' nipónicas.

Paralelamente, Melina também se dedica ao desenho de 'manga' na sua mais pura tradição, sob o pseudónimo de Naoko Tobiiro.

Em Second Life®, o trabalho de Melina tem como referência as 'bonecas' que os próprios avatares representam. Por isso, ling Serenity é uma boneca que fala de bonecas.

A visita à exposição de ling é obrigatória para usufruir, no espaço de uma galeria, da gentileza e da suavidade cromática das formas mágicas de cada uma das ilustrações, de onde sobressaem pontualmente manchas de tinta contrastantes.

Outra das alternativas é visitar a sua página na web...

Jornalismo-cidadão em Second Life numa redacção virtual 3D!

A Washington State University divulgou a mais recente parceria do seu Edward R. Murrow College of Communication com a McCormick Foundation para a criação de uma redacção virtual, o Murrow Center 3D Newsroom, um projecto elaborado em Second Life® com o objectivo de ensinar boas práticas de reportagem aos aspirantes a jornalistas-cidadãos.

A abertura da redacção está marcada para 20 de Abril, durante o Murrow Symposium e o Virtual Journalism Summit, e 'destina-se a dar formação prática sobre reportagem a novas audiências', afirmou Clark Bell, director do McCormick Foundation's Journalism Program.

A redacção estará alojada no campus virtual da Washington State University em Second Life®, e é um dos primeiros projectos a utilizar a recente tecnologia Shared Media em mundos virtuais. Através dessa tecnologia, os participantes podem colaborar e partilhar conteúdos multimédia num espaço virtual 3D, e será aplicada para a criação de quiosques interactivos que fornecem aulas gratuitas e vídeos sobre os conceitos básicos do jornalismo-cidadão aos interessados, tal como considerações éticas e legais sobre a escrita em blogs.

"Estes espaços 3D emergentes oferecem novas e fascinantes oportunidades para o argumento", referiu Lawrence Pintak, reitor do Edward R. Murrow College of Communication. "Este projecto servirá como um catalizador para a inovação", rematou.

Em simultâneo, os visitantes podem visitar uma exposição sobre os arquivos de Edward R. Murrow, com fotos, audio e vídeos da carreira de Murrow, tentanto promover o 'Murrow Standard' jornalístico junto do público e dos aspirantes a jornalistas-cidadãos.

O projecto teve a autoria dos alunos da WSU Aaron Brown e Kayla Sheeley, com a supervisão de Dave Cillay e Brian Maki.

Para aceder à nova redacção online, basta 'teleportar-se' em Second Life® para AQUI.



fonte: WSU
dica: Ricardo Cruz

15.4.10

Avatar II: O Hospital

Parece... mas (ainda) não é a segunda dose do filme de Cameron!

'Avatar II: The Hospital' é um artigo do The Wall Street Journal sobre a utilização de Second Life® no ensino da Medicina e na preparação de técnicos de Saúde.

Largamente disseminada pela comunidade académica americana, a simulação de situações reais em contexto hospitalar tem sido considerada uma enorme mais-valia para a aquisição de conhecimentos.

A possibilidade de replicar situações impossíveis de experienciar na realidade, de representar os orgãos de um paciente com fidelidade ou de programar robots que fornecem a informação necessária em situações de emergência, são vantagens que têm trazido os profissionais de bata branca para os monitores dos PC's onde funcionam os mundos virtuais como Second Life®.





O 'The Medical News' de hoje afirma mesmo que os sucesso dos hospitais passa pela alteração do 'status quo', seja através de um política de saúde agressiva entre o sector público e o privado como acontece em Itália, seja através da utilização de Second Life® pelas universidades como acontece massivamente nos Estados Unidos.

5.4.10

'Second Language for Erasmus Students' na U.Porto em Second Life®


'SLES - Second Language for Erasmus Students' foi um projecto curricular do primeiro semestre no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, na cadeira de Novos Media.

Hoje já não é mais um trabalho curricular!

É antes um projecto concebido para funcionar na 'ilha' da Universidade do Porto em Second Life®, e destinado a ser utilizado pelos actuais e futuros alunos do Programa Erasmus na U.Porto.

Foi pensado e realizado pelos mestrandos Ricardo Cruz e Ricardo Fernandes, e deu já origem à aceitação de um paper na CICE, em Toronto, Canadá.

A proposta de ensinar a língua e a cultura da cidade do Porto utilizando os paradigmas comunicacionais de Second Life®, revelou-se extremamente produtiva, como está a ser confirmado pelas primeiras sessões que se estão a iniciar com alunos Erasmus.

A possibilidade de interagir online com os avatares dos docentes da língua e com os futuros colegas na U.Porto, diminui significativamente as distâncias (psicológicas) dos novos residentes na... cidade 'real'.

Para além da preparação dos conteúdos programáticos inerentes à aprendizagem de uma segunda língua (neste caso o português), os autores exploraram as diversas etapas que marcam a 'curva de aprendizagem' da utilização de Second Life® (definição do avatar, movimentação no mundo, interacção com objectos,...) para explicar a gramática e o vocabulário da 'nova' língua.

Uma forma simples e aparentemente eficaz de antecipar a aproximação dos estudantes a uma cultura com a qual vão conviver durante os próximos meses.

A Presidência Portuguesa em Second Life®

Em 2009 a Presidência Portuguesa passou a ter presença oficial nos mundos virtuais, mais concretamente em Second Life®!

A notícia não é nova, nem sequer o vídeo que acompanhou este projecto institucional, mas a referência a este projecto que hoje me passou pela timeline do Facebook deu-me vontade de publicar este excelente clip de machinima realizado por Hugo Almeida (Halden Beaumont em SL™).

Ficam apenas as imagens e o audio, que sugerem uma reflexão interessante sobre a forma de um país marcar presença num mundo intangível: