5.1.10

Nomes 'reais' para os 'avatares' de Second Life® em 2010?

O calendário civil assim o determina: acaba um ano, outro começa, e chovem balanços do primeiro e prognósticos para o segundo.

Nas previsões, tão apelativas quanto especulativas, aparece de tudo.
Sobre Second Life® em 2010 pode ler algumas das previsões aqui, aqui, aqui ou até aqui!

Uma das previsões de Mark Kingdon, CEO da Linden Lab, é a 'possibilidade de escolha de nomes reais ou ficcionais em Second Life®'!

Para alguns, como Wagner James para quem o assunto também mereceu destaque, a possibilidade de baptizar o avatar de cada um com o seu próprio nome parece constituir uma vantagem importante no processo de integração, ou de interligação, com outras redes sociais como Facebook.

No entanto, a história tem demonstrado, claramente, que a maioria dos residentes em Second Life® não pretende ver associada integralmente a sua identidade virtual à real. Se, por um lado, a escolha de um nome no metaverse aponta para uma relação, ainda que muito subtil, com o verdadeiro nome do utilizador, por outro lado (como o confirma a baixa taxa de utilização da voz desde 2007) o típico residente de Second Life® explora inworld novas identidades ficcionais que, ancoradas no seu 'eu real', o ajudam a 'escrever uma história' nova e mais enriquecedora para a compreensão do seu próprio eu.

As motivações na utilização de redes como Facebook ou LinkedIn apelam a uma participação diferente, ou seja, à presença online do indivíduo 'real'. Em mundos virtuais como Second Life®, da produção de conteúdos faz parte a tarefa primeira de idealizar uma identidade que não tem, necessariamente, que estabelecer correspondências com a realidade.

Mesmo que em prejuízo do crescimento de Second Life®, parece-me muito provável que entre as duas possibilidades de baptismo do avatar a escolha vá recair sobre os nomes maioritariamente ficcionais, numa perspectiva mais imersionista do metaverse!

Se tal alteração de regras se verificar, como prevê Kingdon, em Dezembro de 2010 cá estaremos para mais um balanço... e novas previsões!

8 comentários:

Leonel Morgado disse...

O "ficcional" do SL é como o original "on the Internet nobody knows you're a dog" que agora é absolutamente ridículo...

...o que falha mais no SL é não nos permitir associar imediatamente aos nossos contactos todos. Tenho de estar a fazer notas pessoais nos perfis para saber quem é quem nas pessoas com quem falo menos frequentemente (em todos os alunos, por exemplo), não tenho forma de passar contactos do Outlook nem do Facebook nem do Hi5 nem do MySpace... isto é bom para algumas coisas, mas a net não cresceu e frutificou à base das identidades caninas.

Mais que nomes reais (só pode haver um "José Silva"), o que mais importa é podermos agilizar os contactos.

Paulo Frias disse...

Concordo com a utilidade dessa agilização, que também me daria muito jeito em determinado contexto (institucional, por exemplo).

Mas há outros contextos, onde a construção de uma rede não tem, obrigatoriamente, que atravessar as 'paredes' de SL.

Abraço,...Andabata ;)

PS: Acho que a citação da metáfora do canídeo está descontextualizada.

Luis Besa disse...

Buen 2010 Paulo.
Creo que utilizar nombres reales es muy buena cosa para que los metaversos sean plataformas de trabajo más operativas.

Paulo Frias disse...

Buen 2010, amigo Luis.
Bueno, mi previsión para 2010 es que la mayoria va a mantener los nicks en los metaversos, y en SL ;) Saludos

Gwyneth Llewelyn disse...

Eu concordo com o Andabata... o meu maior problema é esquecer-me de quem as pessoas são!! E depois, como vai ser com os milhões de "José Silva"? Se calhar isso ainda é o menos... se eu calhar ter o nome de uma personalidade real (em Portugal é fácil, se só pudermos usar dois nomes no SL) como é que depois se resolvem os litígios? Será que irá depois ser como os domínios na 'net — decide-se em tribunal? Imaginem que alguém se chama "Aníbal Silva", manda a verificação à LL do seu BI, e depois muda o seu perfil para dizer "Presidente da República Portuguesa" e mete a foto do Cavaco? :)

Ainda vamos assistir a muitas cenas de confusão engraçadas... ;)

Anónimo disse...

This is my first post I'd like to congratulate you for such a terrific made forum!
I was sure this is a nice way to introduce myself!

Sincerely,
Johnie Maverick
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/disney-party-supplies.html]disney Party Supplies[/url].

Anónimo disse...

[i]nice design really liked your layout[/i]

Anónimo disse...

О! Thank you, nice job! This was the stuff I had to have.