20.7.09

'Beautiful Kate' e os mundos virtuais no cinema

A 6 de Agosto vai ter lugar a estreia internacional do filme 'Beautiful Kate' realizado pela britânica Rachel Ward.

'Beautiful Kate' baseia-se na novela com o mesmo nome de Newton Thorngurg (1982), transporta o ambiente do Idaho para o Sul da Austrália, e debruça-se sobre temas como os conflitos familiares, as ambições frustradas e o incesto, com a participação dos actores Ben Mendelsohn ('Austrália'), Rachel Griffiths ('Irmãos e Irmãs') e Bryan Brown ('Austrália').

No filme participam alguns 'residentes' em Second Life, quer americanos quer australianos, embora essa participação seja modesta e não constitua o ponto central da película. Pelo contrário, Second Life é mostrado como uma ferramenta quotidiana, dedicada a responder ao objectivo que melhor cumpre: ligar as pessoas de uma forma mais imersiva. O cuidado na utilização do 'metaverse' californiano é tal, que mesmo as condições de acesso em zonas longínquas é bem retratado, com uma velocidade de processamento semelhante à que se espera obter em territórios menos bem servidos tecnologicamente.

Segundo Lowell Cremorne, do The Metaverse Journal, "'Beautiful Kate' é um dos primeiros filmes internacionais (se não o primeiro) a apresentar um mundo virtual 3D (não um jogo) num contexto em que esse mesmo mundo não é protagonista."

Numa posição periférica na narrativa do filme, as cenas em Second Life aparecem em 'Beautiful Kate' numa demonstração de integração dos mundos virtuais na vida quotidiana e não apenas na protagonizada pela 'geração digital', e contribuindo, sem sensacionalismos, para a caracterização da cultura contemporânea.

Fica, para já, o trailer de 'Beautiful Kate':





fonte: The Metaverse Journal

Sem comentários: