15.7.09

Como se usa o Twitter no Parlamento?


A notícia recente da adesão às mais novas tecnologias por parte dos parlamentares portugueses, enche de orgulho a classe política. Foi até a convite de um deputado socialista que um grupo de 'populares' tweeters 'civis' visitou a Assembleia, por sinal no dia em que Manuel Pinho preferiu a linguagem gestual aos 140 caracteres do Twitter.

À data deste post, cerca de 21% dos parlamentares portugueses manda umas 'piadelas', ou seja, à data de hoje existem menos 21% de comentário do tipo 'Muito bem!', 'Sim, senhor!', 'Ora toma!', quando um companheiro de bancada fala, apenas porque alguns deputados estão a 'piar' nos computadores da renovada Assembleia.

Graças à aplicação Twitica, criada pela empresa dfusion, ficamos a conhecer estes números e a sociedade civil fica mais próxima dos deputados que usam Twitter, e, supostamente, vêem mais aberto o canal de comunicação com a classe política. Diz a dfusion:

"Acreditamos que a intervenção activa da sociedade só pode ser conseguida através de um diálogo aberto e permanente e, desta forma, criámos o Twitica para ajudar a que o debate político esteja mais próximo da comunidade.
Inspirados e cativados pelos projectos tweetcongress.org e tweetminster.co.uk, o Twitica lista todos os deputados com assento na Assembleia da República e, filtrando os perfis no Twitter, apresenta os seus status como um fluxo de debate dos temas políticos actuais. A listagem de todos os deputados permite ainda que o cidadão comum os conheça um pouco melhor e tenha a oportunidade de os convidar a participar, através do nosso formulário ou, em alternativa, a partir do formulário de contacto disponibilizado no site www.parlamento.pt."

Mas a vantagem mais interessante de Twitica parece ser o conhecimento de como se 'tuíta' na A.R.! É fácil saber que no top 5 dos mais activos estão 3 deputados socialistas (Jorge Seguro Sanches, António Galamba e Nuno Antão), 1 comunista (António Filipe) e 1 social-democrata (Hermínio Loureiro).

Por outro lado, 21 % dos deputados socialistas 'tuíta', 17% dos sociais-democratas também 'pia', 33% dos parlamentares comunistas usa Twitter, 17% dos populares também, 12,5% dos bloquistas também se rendeu ao 'passaroco' e 100% (2 em 2) dos deputados do PEV 'tuíta' regularmente.

Ou seja, a esquerda parlamentar parece mais rendida ao 'pássaro' da moda do que os seus parceiros de direita.

Mas desengane-se quem pensa que tal balanço se fica a dever a algum tipo de conservadorismo ideológico. O Bloco de Esquerda, por exemplo, tem apenas 1 deputado (em 8 presentes na A.R.) a utilizar Twitter. Helena Pinto 'alimenta' os tweets dos bloquistas, todos em nome do B.E.! Ou seja, dos parlamentares do Bloco saem apenas pedaços 'oficiais' de 140 caracteres, numa prática (estratégia?) aparentemente bastante ortodoxa, e contraditória com o espírito de promoção do diálogo que caracteriza o Twitter. Reminiscências ideológicas?

Também Pedro Mota Soares e António Carlos Monteiro são os 2 deputados populares que publicam as mensagens do PP em nome do partido, com muitas citações de frases do líder Paulo Portas e algumas das posições do partido sobre as mais diversas matérias. Um discurso muito institucional em forma de 'piadela popular'.

PS, PSD, PCP e PEV aparentam diversificar bastante mais as suas mensagens no Twitter. Os deputados destes 3 (4?) partidos 'piam' em seu nome, e, muitas vezes, utilizam a plataforma para conversas online, transformando o 'pássaro' numa sala de chat. É mais divertido, é útil, permite mandar 'recados' sem ser repreendido pelo Presidente da A.R., e, como não estamos nos Açores, até dá para mandar umas 'bocas' mais agressivas.

Aconselha-se vivamente que visitem Twitica, para perceber 'Como se usa Twitter no Parlamento'!

Sem comentários: