18.4.10

Jornalismo-cidadão em Second Life numa redacção virtual 3D!

A Washington State University divulgou a mais recente parceria do seu Edward R. Murrow College of Communication com a McCormick Foundation para a criação de uma redacção virtual, o Murrow Center 3D Newsroom, um projecto elaborado em Second Life® com o objectivo de ensinar boas práticas de reportagem aos aspirantes a jornalistas-cidadãos.

A abertura da redacção está marcada para 20 de Abril, durante o Murrow Symposium e o Virtual Journalism Summit, e 'destina-se a dar formação prática sobre reportagem a novas audiências', afirmou Clark Bell, director do McCormick Foundation's Journalism Program.

A redacção estará alojada no campus virtual da Washington State University em Second Life®, e é um dos primeiros projectos a utilizar a recente tecnologia Shared Media em mundos virtuais. Através dessa tecnologia, os participantes podem colaborar e partilhar conteúdos multimédia num espaço virtual 3D, e será aplicada para a criação de quiosques interactivos que fornecem aulas gratuitas e vídeos sobre os conceitos básicos do jornalismo-cidadão aos interessados, tal como considerações éticas e legais sobre a escrita em blogs.

"Estes espaços 3D emergentes oferecem novas e fascinantes oportunidades para o argumento", referiu Lawrence Pintak, reitor do Edward R. Murrow College of Communication. "Este projecto servirá como um catalizador para a inovação", rematou.

Em simultâneo, os visitantes podem visitar uma exposição sobre os arquivos de Edward R. Murrow, com fotos, audio e vídeos da carreira de Murrow, tentanto promover o 'Murrow Standard' jornalístico junto do público e dos aspirantes a jornalistas-cidadãos.

O projecto teve a autoria dos alunos da WSU Aaron Brown e Kayla Sheeley, com a supervisão de Dave Cillay e Brian Maki.

Para aceder à nova redacção online, basta 'teleportar-se' em Second Life® para AQUI.



fonte: WSU
dica: Ricardo Cruz

Sem comentários: