29.2.08

As 'cibercampanhas' em Espanha e Second Life

Domingo Pérez, do jornal ABC, fez há 3 dias um interessante ponto da situação das 'cibercampanhas' dos partidos mais importantes em Espanha na 'guerra' para as eleições de 9M, com o título 'Um click porque gostas de barbas':

"Metade do planeta internauta celebrava o Óscar de Bardem e a outra metade deixava passar o tempo antes do grande encontro da jornada. O debate esteve presente na internet durante toda a jornada. As informações confidenciais, as páginas oficiais dos partidos, os 'dormiblogs' de uns e outros, as webs das rádios, televisões e jornais diários... Em cada portal a que se chegava, assomava alguma referência ao duelo Zapatero/Rajoy.
(...)
No PP resistia-se à tensão desgastando os ratos. Em http://www.unclickporrajoy.com/index.php os responsáveis da página apresentaram uma curiosa proposta aos seus fiéis e convidaram-nos a fazer um click: 'Porque gostas de Rajoy, porque gostas de homens com barba, porque tu também te chamas Mariano e nunca te felicitam no dia do teu santo, porque fazer click é a tua liberdade, pelo que tu queiras. Vamos, utiliza todo o poder que te outorga o dedo indicador que tens sobre o rato'.
Mais de uma pessoa deve ter o referido apêndice digital em carne viva. Se nas últimas horas de domingo Rajoy já tinha superado os 12 milhões de adesões, ontem ultrapassava amplamente a barreira dos cem milhões.

Entre os socialistas houve menos animação. Entretiveram-se a ver os três primeiros spots da campanha 'Vota con todas tus fuerzas' carregados em http://es.youtube.com/psoe. Na verdade são três curtas muito bem realizadas, acompanhados por uma bela e relaxante música e que estão a ser muito bem acolhidas na rede.

Muito menos sossegada estava a IU. Llamazares, «Gaspi» e todos os seus seguidores andavam acabrunhados. Como os meninos que não são convidados para uma festa de anos à qual estavam loucos por assistir.
Llamazares queria estar no debate. Queixou-se, gritou, e no final, como ninguém lhe ligou nenhuma, refugiou-se em Second Life. Ali, no mundo virtual, mandou organizar uma fantochada, um remendo de debate a três: Llamazares, Zapatero e Rajoy. Os três juntinhos. No site da coligação (http://www1.izquierda-unida.es) venderam-no de forma pouco modesta, do tipo «IU toma a dianteira reivindicativa na internet corrida dos debates». Na realidade, não foi mais do que uma montagem, três avatares, um autêntico, Llamazares, e dois falsos, Zapatero e Rajoy, reunidos num estúdio de TV imaginário. Nem o PP nem o PSOE se deram à farsa. Foram os próprios organizadores da IU os que 'manipularam' e deram voz (pouca) aos rivais de um Llamazares que, esse sim, se pode exprimir como lhe apeteceu."

A crer nas palavras de Domingo Pérez, parece que, escondida em Second Life, a campanha da IU tenta compensar a alegada falta de atenção a que é votada pelos grandes partidos. Ainda que, para isso, seja necessário chamar a atenção com iniciativas pouco éticas (um vídeo polémico, um debate 'inventado'), às quais se seguem pedidos de desculpas publicados em todos os media.

Se a moda pega em Portugal, estão já a imaginar quem andará por Second Life nas próximas eleições, certo?

Sem comentários: