7.6.10

Como vai a Presidência Portuguesa em Second Life®!

A Presidência da República Portuguesa, com a colaboração da CCV - Comunidade Cultural Virtual, dá conta da inauguração na sua 'ilha' em Second Life® de uma nova área dedicada ao espírito empreendedor e inovador da Escola de Sagres e à sua importância na história dos Descobrimentos Portugueses.

Detacam-se a Esfera Armilar, a Balestilha, a Bússola, o Quadrante Náutico e o Astrolábio, recriados em tamanho real e aumentado para permitir uma melhor compreensão do seu funcionamento.

Mapas antigos do Séc. XV, um estaleiro de construção naval da época, um porto marítimo e caravelas prontas a navegar completam a mostra.

Para enriquecer a inciativa foi editada em Second Life® a primeira edição de Os Lusíadas, e uma aplicação para Google Earth que indica através de padrões as principais datas dos Descobrimentos.

Da agenda de comemorações no auditório Armilar, constam os eventos:

Dia 8 de Junho 2010

- Transmissão em directo do Encontro “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa” que decorrerá na Fundação Oriente

Dia 9 de Junho 2010

13h00 - Transmissão em directo da Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas

22h00 - Bailado Bela Adormecida, recriado pela primeira vez de forma virtual recorrendo a animação de linguagem artificial

E, para complementar toda esta pluralidade de iniciativas saudosistas e de reconstrução de um património 'oficial' e 'antigo', Halden Beaumont produziu e realizou o excelente clip de machinima que se segue:


3 comentários:

TP disse...

Não é um saudosismo é uma inspiração.

Anónimo disse...

Bom saber que o dinheiro público é bem empregue.

Anónimo disse...

eu não consigo entrar na "ilha" presidencial no second life.