Inteligência Artificial em SL

Tive acesso a uma notícia sobre o trabalho de John  F.  McMullen, investigador em Inteligência Artificial (IA), que aqui adapto:
"Troy,  N.Y. - Os videojogos de hoje e os mundos virtuais online dão ao utilizador a liberdade de criar personagens digitais que parecem cada vez mais humanos do que nunca. Mas apesar de terem o vosso cabelo, a vossa altura, a cor dos vossos olhos, o vosso avatar é ainda mais do que apenas uma cara bonita.
Um grupo de investigadores do Rensselaer  Polytechnic  Institute  está a trabalhar para alterar essa situação, concebendo personagens com a capacidade de tomar decisões e de racionalizar acerca das opções dos outros. Os personagens terão capacidade para prever e manipular o comportamento de jogadores humanos, com os quais podem interagir no mundo real e físico, de acordo com a equipa de investigação.
Numa conferência recente sobre IA, os investigadores revelaram um dos seus mais recentes sucessos: Eddie, uma criança de 4 anos em Second Life, que consegue racionalizar acerca das sua convicções para chegar a conclusões de uma forma que se aproxima da utilizada por uma criança 'real' da sua idade.
"Os avatares  de hoje nos mundos  online  - como Second Life - são concebidas para dar a ilusão de um exercício mental," afirma  Selmer  Bringsjord, director do Rensselaer's  Cognitive  Science  Department e líder do projecto de investigação.  "Os personagens sintéticos convincentemente autónomos devem possuir memórias; acreditar, querer coisas, lembrar factos."
Estes personagens só podem ser concebidos associando IA baseada na lógica e técnicas computacionais de modelação cognitiva, com o poder de processamento de um supercomputador, segundo Bringsjord.
(...)
Para testar o poder de racionalização de Eddie, o grupo criou uma demo em Second Life para atingir a sua teoria do 'false-belief test'.
Podem ver informações detalhadas AQUI,  consultar o modelo cognitivo de Rascals, e ver os divertidos vídeos de demonstração:
False Belief Demo in Second Life (automated mature subject)
Conversation demo with background knowledge
False Belief Demo in Second Life (semi-automated immature subject)
False Belief Demo in Second Life (non-automated mature subject)


Sem comentários:
Enviar um comentário