28.7.07

60º Festival de Locarno

O 60º Festival de Cinema de Locarno, com início a 1 de Agosto, não seria certamente um evento directamente relacionado com este blog.
Mas nesta edição, vai ser apresentado "Gaz of the Desert", um filme de Gazira Babeli, artista e performer italiana residente em Second Life desde 31 de Março de 2006.
Gazira, em entrevista a Tilman Baumgärtel, refere-se ao Mundo como algo mais ou menos virtual. "Existe um Mundo que se considera privilegiado por ter acesso à informação e que passa uma boa parte da sua vida escondido detrás do MS Office ou de um qualquer browser. Continuamos a esquecer-nos de que aquilo a que chamamos "Vida Real" foi um frame virtual de tempos idos. Second Life oferece-nos a possibilidade de construir e desconstruir esse espaço sob a forma de uma performance teatral. Qual é então a diferença? Estou a tentar descobrir. Neste momento, gosto apenas de dizer: o meu corpo pode andar de pés descalços, mas o meu avatar precisa de sapatos Prada."
O filme de Gazira foi inteiramente rodado no metaverse, um ambiente que a artista descreve como uma homenagem às tentações de Luis Buñuel.
Este vídeo de Gazira Babeli, que reintrepreta o surrealismo de Buñuel, é um relato da nossa vida no écrã, uma metáfora da imersão no mundo virtual entre isolamento e socialização, entre ascetismo e tentação.

Sem comentários: