31.12.09

E _assim_ termina 2009...!


Neste último dia de 2009, a empresa australiana 'Mumbrella Industry Snapshot' fez questão de terminar o ano 'em beleza' divulgando os mais recentes números (imagina-se que se reportem ao mercado australiano) e que dão a conhecer as taxas de utilização de Facebook, Twitter, LinkedIn, Second Life, MySpace e Bebo!
Tentando 'comparar o incomparável' (misturando redes sociais com microblogging e com mundos virtuais), diz a Mumbrella que 94% das respostas que obteve utilizava Facebook, 72% Twitter, 71% LinkedIn, 21% MySpace, 7.3% Second Life e 5% Bebo!
Os números, na verdade, valem muito pouco e demonstram a dificuldade reinante em conseguir perceber os processos de comunicação online misturando tipologias e descontextualizando a análise.

Nas últimas semanas de 2009 apareceu nas salas de cinema o Avatar de James Cameron, ou antes, o filme Avatar realizado pelo homem que mais dinheiro gasta a produzir filmes para toda a família.
Avatar, à semelhança de outras obras de Cameron (Titanic, Terminator,...) encosta-se a um argumento muito próximo do mau. Tentando abordar uma temática recorrente (a da construção de identidades noutros mundos), Avatar parece não acrescentar nada de novo a uma metáfora (essa que deriva do sânscrito) que tem espaço de sobra para obras-primas em cinema.
Salva-se em Avatar a aproximação a um imaginário visual e estético muito rico e a uma experiência de imersão interessante e que promete novas versões na produção e pós-produção digitais.


Ainda em Dezembro de 2009, cá pelo burgo, alguma 'mente brilhante' na PJ deu o nome Second Life a uma operação policial sobre pedofilia na Net, na qual foram constituídos arguidos 13 indivíduos. Porque é que a dita operação tinha o nome de um produto comercial que se viu associado ao ignóbil fenómeno da pedofilia... ninguém sabe!

E assim termina 2009, ano de crise, com alguns lamentáveis exercícios de imaginação colectiva!
Nada como uma boa crise... para um 2010 memorável!

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o teu blog ^^

1º ' Tava curiosa em ver o film devido ao grafismo.. agr fiquei na duvida.. ha um film que retrata muito bem o qe vivemos no SL, principlamente para os role players.. o film chama-se Avalon. E nao.. nao tem bruxinhas e elvos. Aconselho a quem gosta de filmes que mexem com nocoes de realidades como no Matrix.. nao.. tb nao tem casacos de cabedal ou pessoal a voar nos ares...

Quanto ao nome da PJ qto a pedofilia nao 'e de todo descabido o nome. E aqui vai a explicacao... e espero que seja esta ou senao comeco a descofiar das capacidades criativas da nossa PJ.

Criei um avatar a um ano com o nome Noom Teardrop. Tem 10 anos e 1/3. Um rapariguita reguila que aviva a minha infancia (eu com essa idade era timida).

Noom fala com todos sem problemas, pregando partidas e chateando os grandes com perguntas. Uma crianca normal. Mas la acontece as vzes que existem uns adultos que comecam com conversas estranhas. E estamos a falar de zonas PG (sem conteudo sexual, violento, ou tudo o que vos pode occorer de torto nas vossas mentes)

Muitos pedofilos percorrem zonas de criancas ou adolescentes. (o ironico 'e que esta gente esquece que por detras dos pequenos avatares encontram-se mulheres e homens adultos) Nao me admira nada que entre essas criancas estejam policias a tentar capturar os maus da fita. Na comunidade infantil SL nos avisamos uns aos outros e claro que la preenchemos o belo do report "abuse" e gastar o butao mute. Imaginem la a bela da agencia da adopcao com uns matuloes meios despidos a querer adoptar criancas sem parceiro o.O
e no meio da multidao da um puto nos seus cinco anos a chamar os donos para verificar a vericidade da desculpa.

SL 'e sem duvida uns dos melhors locais para jogar ao caca pedofilos. e ai esta a bela da explicacao ^^

Ass: Noom Teardrop

Anónimo disse...

NO SL só andam pedófilos, é por isso..

Paulo Frias disse...

Pobre Anónimo...